terça-feira, 20 de novembro de 2018

eu tenho tantas flores no coração



Não há ninguém, 
não há ninguém que venda 
flores 
nesta estrada maldita?

 E este mar negro 
e este céu lívido
 e este vento adverso - 
oh, as camélias de ontem
 as camélias vermelhas risonhas 
no claustro de ouro - 
oh, a ilusão primaveril! 

 Quem me vende hoje uma flor?
 Eu tenho tantas no coração: 
mas presas 
em ramos pesados - 
mas espezinhadas -
 mas murchas. 
Tenho tantas que a alma 
sufoca e quase morre 
sob o enorme amontoado
 por oferecer. 
Mas no fundo do negro mar está a chave do coração - 
no fundo do negro coração 
pesará
 até ao anoitecer 
a minha inútil colheita
 prisioneira - 

 Oh, quem me vende
 uma flor - uma outra flor
 nascida fora de mim 
num jardim verdadeiro
 que eu possa dar a quem me espera? 

 Não há ninguém,
 não há ninguém que venda
 flores
 neste triste caminho? 







 Antonia Pozzi
 (Trad. Inês Dias, Foto Anna O)

2 comentários: